top of page

        Em vinte de agosto de 1980 o Dr. Sabino Dalla Costa doou um terreno medindo 800m2 à Sociedade Espírita Antonio Vitor Menna Barreto, cujo objetivo seria a construção de um núcleo espírita desta sociedade. Em trinta e um de agosto deste mesmo ano houve o lançamento da pedra fundamental para construção do referido núcleo sob a presidência do Sr. Benjamim Carvalho Coelho. Nesta ocasião foi inaugurada a sede do núcleo Espírita Luz no Caminho Dr. Fernando do Ó, bem como sua primeira diretoria eleita, tendo como presidente Sr. Loderitz F. Mello.
        A sede obteve este nome em homenagem a um cidadão santa-mariense, advogado, escritor divulgador e defensor da doutrina espírita, tendo Dr. Fernando do Ó como patrono da nova instituição.
        Em março de 1992, em assembléia geral, a sociedade espírita Antonio Vitor Menna Barreto aprovou a fundação da Sociedade Espírita Luz no Caminho Dr. Fernando do Ó e também a transferência dos bens móveis e imóveis para instituição recém fundada, tendo como objetivo o amparo à criança. Foi constituída uma diretoria sob a presidência do Dr. Fernando Antonio Rodrigues Corrêa. Neste momento foi adquirido um terreno ao lado da sede, onde foi construído um prédio cujo objetivo da estrutura tornaria-se  uma escola.
        No ano de 2004, a Sociedade Espírita Luz no Caminho Dr. Fernando do Ó assina convênio de parceria com o Lar Fabiano de Cristo com sede no Rio de Janeiro, com objetivo de abrigar um Projeto Social para atender crianças e jovens fragilizadas socialmente, bem como suas respectivas famílias. Durante o corrente ano foi adquirido mobiliário e utensílios e demais materiais para o funcionamento do referido projeto.
        O Projeto Social denominado “Tesouros Escondidos” atende diariamente no regime de ASEMA crianças e jovens carentes proporcionando-lhes alimentação, vestuário, educação Espírita Cristã, oficinas pedagógicas, informática e atendimento odontológico.
         Em dez de dezembro de 2004 foi inaugurada, com a presença do fundador da sociedade, autoridades, incluindo Cezar Reis - Presidente do LFC, membros da comunidade, sócios funcionários, crianças e adolescentes bem como suas respectivas famílias. Este
tornou-se um momento grandioso e inesquecível para a historia da sociedade.  

        Conforme o estatuto da sociedade são feitas eleições bi- anuais para presidente e nova diretoria da instituição e escolhido um coordenador para o projeto.

bottom of page